sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Vida e Martírio - Capítulo 7


O CONFRONTO COM OS ERUDITOS

Afrontado e decidido a refutar as afirmações de Catarina, Maxêncio ordenou que eruditos a confrontassem, embora eles a considerassem apenas uma moça atrevida, orgulhosa e, talvez, uma feiticeira.
Antes do início do confronto intelectual, Catarina meditou a passagem de Lucas 21,15: “Quando estiverdes diante dos reis e presidentes, não vos inquieteis sobre o que haveis de responder. Eu vos darei uma sabedoria à qual vossos adversários não poderão resistir, nem vos contradizer” e acrescentou:



Após essa oração piedosa e confiante, o arcanjo São Miguel apareceu-lhe e disse:



E por ordem do imperador, entraram os sábios e Catarina se apresentou. O povo de Alexandria assistia ao embate. De um lado, os sábios defenderam a autoridade dos deuses. De outro, Catarina explanou sobre o Criador do céu e da terra e sobre o Verbo de Deus que se fez homem para a redenção do mundo.
As convicções dos sábios foram abaladas pela força e evidência nas afirmações de Catarina. Maxêncio pediu que insistissem, mas todos acabaram confessando a verdade do Cristianismo.
Convertidos a condenados à fogueira, receberam o consolo da jovem Catarina, explicando que o fogo seria, para eles, o Batismo. Após a execução, seus corpos permaneceram intactos e foram sepultados pelos cristãos.Tudo isso foi suficiente para que muitos, dentre os que assistiram ao embate, se convertessem à fé cristã.

        Santa Catarina foi martirizada no dia 25 de novembro de 307, a mando do imperador Maxêncio, depois de tentar fazê-la renunciar a sua fé em Cristo. Para continuar, acesse a aba "Vida e Martírio" e leia todos os capítulos...


Fontes:

Livro: “Jovem Corajosa”
Autora: Ir. Maria Berenice Ziviani, csc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião...