BRASÃO


O BRASÃO PAROQUIAL

O brasão, que é um desenho com o objetivo de identificar uma organização, no caso, nossa paróquia, foi construído em um escudo decorado com arte barroca, o que significa ser repleto de detalhes, e pela cor dourada (ouro). Acima do escudo temos uma cruz, símbolo de nossa fé, incrustada por rubis. O ouro, na heráldica (estudo dos brasões), significa a caridade e a excelência na nobreza.

Seu interior reveste-se em vermelho, a cor do martírio e do sangue da valorosa virgem que se entregou de toda ao Senhor. Na heráldica, o vermelho simboliza as virtudes da fortaleza, do grande valor que o mártir possuiu, da fidelidade, da alegria e da honra.  Todas essas e tantas outras possuía nossa padroeira, sobretudo a máxima virtude de amar imensamente Nosso Senhor Jesus Cristo, até entregar a sua vida por Aquele que, por Sua morte e ressureição, nos trouxe a Salvação.

O escudo é dividido por uma cruz, símbolo dos cristãos que, na heráldica, é uma peça que simboliza a vitória de uma batalha, tal como a vitória de Cristo sobre a morte, mas, também, de Santa Catarina que, com o Senhor, venceu o mundo.

Dessa tão amada padroeira e valorosa intercessora, dispõem-se no escudo cinco símbolos que representam parte de sua vida:

I.          No lado superior esquerdo, está a Coroa, símbolo da nobreza e da coragem de Santa Catarina. Também representa a “iustitiæ coronam”, a coroa da Justiça pois, com São Paulo, pode nossa padroeira dizer: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé; resta-me agora receber a coroa da Justiça” (II Tm 4, 7-8);

II.          No lado superior direito, está o Santo Evangelho, que foi por Catarina anunciado com tanta Fé. Simboliza sua sabedoria iluminada pela Verdade e pelo Espírito Divino; também significa sua eloquência, que ponderou sobre os mais sábios, vencendo-os todos para Cristo, realizando, assim, o que está escrito pelo profeta Jeremias: “Eis que eu coloco as minhas palavras em tua boca” (Jr 1, 9), e também por Nosso Senhor, quando Ele mesmo diz: “Eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários” (Lc 21, 15);

III.          No lado inferior esquerdo, localiza-se a Palma, símbolo de todo aquele que dedicou sua vida inteira e exclusivamente a Cristo, amando-o até a morte, a ponto de derramar o seu sangue pelo seu Amado. É símbolo do justo, como comenta o salmista: “Os justos crescerão como palmeira” (Sl 92, 13). Esse símbolo remete aos primeiros cristãos, que associaram o ramo da palmeira como símbolo do martírio, de forma a enfatizar que venceram, com Cristo, o pecado e a morte;

IV.          No lado inferior direito, encontra-se a roda e a espada, símbolos iconográficos tradicionais de Santa Catarina de Alexandria, pois remetem diretamente à sua vida e a forma do seu martírio. A roda, que se quebrou momentos antes da tortura, sinal visível da ação direta de Deus sobre a vida desta jovem e determinada mulher, reflete o carinho de Deus pelos amigos. A espada, é símbolo do seu martírio, sendo decapitada e, pelo dom de Deus, levada para a pátria da glória dos Céus.

Na divisa do Brasão, está o nome da Paróquia, dedicada a tão excelsa e valorosa padroeira, Santa Catarina de Alexandria.

JULIEDSON ARTUR

            Conseguimos perceber todos esses elementos nas imagens sacras de Santa Catarina presentes em nossa paróquia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião...